
Tradução do Artigo do Time do Kline Group.
Produtos de coloração continuam sendo os pilares do mercado profissional de cabelos, exibindo um desempenho dinâmico com um crescimento global de quase 5% em 2022, de acordo com o relatório Professional Hair Color: Global Market Snapshot da Kline, que deve ser publicado em breve. Um produto que tem recebido bastante atenção é a coloração demi-permanente, promovendo resultados vibrantes sem agredir o cabelo tanto quanto a coloração permanente. As primeiras descobertas do relatório da Kline mostram que a Redken, com a linha Shades EQ, é a líder nesse tipo de coloração. Entretanto, a Wella registrou maiores crescimentos, creditados ao seu lançamento mais recente, a linha Shinefinity, uma coloração demi-permanente que afirma promover 100% mais brilho que a coloração permanente tradicional.


Imagem 1. Shades EQ, da Redken (L’Oréal) e Shinefinity, da Wella Professionals (Wella Company).
“Em busca de melhor atender às necessidades dos consumidores por cabelos mais brilhosos e saudáveis, as empresas têm lançado produtos classificados como ‘gloss’”, diz Agnieszka Saintemarie, Diretora do Setor de Beleza e Bem-Estar da Kline. Outros lançamentos recentes que foram captados pelo Professional Hair Care Intelligence Center (Centro de Inteligência de Cuidados Profissionais com o Cabelo) da Kline são mostrados abaixo:


Apesar do desempenho positivo da coloração demi-permanente, nem todas as categorias de produtos foram igualmente otimistas. Uma delas são os descolorantes/clareadores, que foram de uma categoria de crescimento rápido para uma de crescimento lento, particularmente nos Estados Unidos. De acordo com a Kline PRO, o banco de dados de produtos e serviços em varejo de salões, essa desaceleração também refletiu nos serviços realizados nos salões dos Estados Unidos, em que o segmento de descoloração/clareamento caiu em quase 4% nas receitas dos salões em 2022. Além disso, o número de serviços realizados nos salões diminuiu em 9%.
O relatório Professional Hair Color: Global Market Snapshot, que deve ser publicado no terceiro trimestre de 2023, quantifica as vendas e os crescimentos de produtos de coloração em mercados-chave ao redor do mundo, fornecendo uma segmentação detalhada por tipo de produto (semi-/demi-permanente, permanente e descolorantes/clareadores). O Brasil é um dos países analisados nesse estudo, e demonstra um padrão relativamente diferente de outros países, com um crescimento significativo em todos os três tipos de produto em coloração – inclusive em descolorantes/clareadores – com coloração semi-/demi-permanente mostrando mais uma vez seu avanço sob os mercados de coloração profissional.
Para saber mais sobre o relatório e o mercado brasileiro, entre em contato com a Factor-Kline, cujos consultores foram responsáveis pelo desenvolvimento do estudo no Brasil. Para informações sobre o escopo e cobertura do estudo, você também pode acessar a brochura do estudo aqui