Programa de Capacitação de Executivos – Segmento de Fabricantes , Distribuidores e Atacadistas de Lubrificantes
Objetivo Geral: Capacitar executivos de alto nível para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades no mercado de lubrificantes no Brasil, promovendo a evolução estratégica, operacional e de gestão de suas organizações
Introdução
O programa de capacitação em governança corporativa objetiva o aprimoramento dos processos de gestão e de otimização empresarial de fabricantes , distribuidores e atacadistas de lubrificantes.
Com formato flexível , adaptável as necessidades e ao momento e maturidade da sua empresa,o Programa de Capacitação e Fortalecimento de Governança Corporativa e de Processos de Gestão cobre temas como:
- O mercado de lubrificantes no Brasil/América Latina – oportunidades e desafios por segmento de mercado/canal/produtos/regiões.
- O mercado de distribuição de lubrificantes no Brasil/América Latina – oportunidades e desafios para distribuidores autorizados e atacadistas.
- Fatores de longevidade da empresa familiar e multissocietária; Profissionalização e sucessão
- Governança e gestão – princípios
- Planejamento Estratégico para distribuidores num cenário evolutivo do mercado de lubrificantes
- Gestão Financeira para distribuidores
- Supply chain para distribuidores
- Gestão de vendas e digitalização para distribuidores – benchmarks
- Road Map para implementação da jornada de transformação – caminhos a percorrer – da zona de conforto à evolução
Contexto
- Um mercado de lubrificantes evolutivo apresenta oportunidades e desafios para fabricantes e distribuidores e atacadistas de lubrificantes.
- O Brasil é o maior mercado de lubrificantes da América Latina , o sexto do mundo e tende a ganhar relevância em função de uma expectativa de eletrificação mais lenta. Crescimento já contratado em valor superior ao crescimento em volume por conta da renovação de frota com motores e lubrificantes mais nobres.
- O Brasil é também um dos mais competitivos mercados de lubrificantes do mundo. Embora os cinco principais fornecedores de lubrificantes concentrem cerca de 70% de market share, mais de 150 fabricantes e 500/600 distribuidores e atacadistas de lubrificantes atuam no mercado, pressionando as margens e lucratividade do setor .
- Um grande e crescente número de produtores e a mudança no perfil do mercado, associados a um nível de escala e sofisticação cada vez maior dos principais players, impactam os elos da cadeia e forçam uma maior profissionalização e consolidação de fabricantes, distribuidores e atacadistas de lubrificantes.
- Nesse cenário, são todos pressionados a buscar o máximo de eficiência:
- Distribuidores Autorizados são pressionados pela "verticalização virtual" dos fabricantes. O crescimento dos canais de distribuidores autorizados traz riscos para os grandes produtores – interdependência, saída para concorrentes, saúde financeira, sucessão, imagem, desempenho – impelindo-os a buscar, não somente ganhos econômicos e apropriação de valor, como também um crescente controle dos processos e das operações desses distribuidores.
- Distribuidores multimarcas precisarão desenvolver/investir em fornecedores “alternativos“ aos tradicionais líderes e/ou eventualmente avaliar o desenvolvimento de marcas próprias e/ou diversificação de negócios.
- Ambos, distribuidores autorizados e atacadistas, enfrentam também os desafios da sustentabilidade e consolidação do canal varejista de autopeças e lubrificantes.
- Alavancagem comercial e crescimento de vendas, com margens adequadas, deverão ser perseguidos para melhoria de desempenho e garantia de continuidade.
- Excelência operacional e gestão financeira diligente, além de outros processos de gestão (em particular, o de recursos humanos) serão fatores críticos para o sucesso dos fabricantes e distribuidores de lubrificantes multimarcas e exclusivos.
- Esse cenário motiva os fabricantes, distribuidores e atacadistas de lubrificantes a perseguirem melhorias em seus processos de gestão e de governança, objetivando melhor posicionamento de mercado, melhores resultados e longevidade de suas empresas.
Descrição Geral
- Um programa exclusivo projetado para capacitar executivos de alto nível no segmento de distribuição de lubrificantes. Composto por módulos estratégicos, o programa oferece insights sobre o mercado, práticas de gestão avançadas e ferramentas de transformação empresarial
Público Alvo
- Executivos e líderes do segmento de distribuição de lubrificantes.
Formato
- Duração total: 36 horas (divididas entre encontros presenciais e/ou online).
- Metodologia: Palestras, estudos de caso, workshops e debates interativos.
Benefícios
- Conhecimento atualizado sobre o mercado de lubrificantes no Brasil.
- Ferramentas práticas para gestão e planejamento estratégico.
- Conexão com especialistas do setor e outros líderes de mercado.
Estrutura do Programa
- Visão geral do mercado de lubrificantes no Brasil.
- Segmentação: canais, produtos e regiões.
- Análise de oportunidades e desafios por segmento.
- Perspectivas de crescimento e tendências de mercado.
- Diferenças entre distribuidores autorizados e atacadistas.
- Desafios regulatórios e competitivos.
- Estratégias para conquistar novos mercados e fidelizar clientes.
- Estudos de caso de sucesso.
- Gestão de empresas familiares e multissocietárias.
- Estratégias de profissionalização.
- Processos de sucessão estruturados.
- Como manter a cultura organizacional e se adaptar às mudanças.
- Princípios de governança corporativa.
- Estruturação de conselhos e tomada de decisões eficazes.
- Riscos e compliance no setor de lubrificantes.
- Metodologias para planejamento estratégico.
- Ferramentas de análise de mercado e concorrência.
- Cenários futuros no mercado de lubrificantes e suas implicações para os distribuidores
- Indicadores financeiros essenciais para distribuidores.
- Controle de custos e otimização de margens.
- Estratégias de financiamento e investimento.
- Logística e cadeia de suprimentos no mercado de lubrificantes.
- Redução de custos logísticos e melhoria de eficiência.
- Tecnologias e inovações aplicadas ao supply chain.
- Benchmarking em gestão de vendas.
- O impacto da digitalização nas vendas e no marketing.
- Estratégias para integrar vendas tradicionais e digitais.
- Etapas para implementar mudanças estratégicas.
- Como sair da zona de conforto e adotar inovações.
- Criando uma cultura de melhoria contínua.
- Ao final de cada módulo, o participante é convidado a analisar, através de questionário estruturado e apoio dos instrutores, a situação de sua empresa em relação ao tópico coberto e considerar oportunidades de melhorias, objetivando que, ao final do programa, o participante venha a ter um plano de crescimento e transformação adequadamente desenhado às especificidades de seu negócio – propósitos, metas, prazos, recursos, entre outros.
Valores agregados pelo programa para os fabricantes e distribuidores e atacadistas.
- Quais os maiores benefícios da adoção de boas práticas de governança e de gestão para a sua empresa?
- • Melhor controle por parte dos sócios.
- • Imagem da instituição.
- Respeito por parte da comunidade.
- Credibilidade junto a clientes, fornecedores e prestadores de serviços, formadores de opinião e outras partes interessadas.
- • Atratividade e retenção de capital humano.
- Atração e retenção de profissionais competentes.
- Manutenção de alto nível de moral e motivação.
- • Captação de recursos financeiros.
- -Segurança para sócios e credibilidade para o setor financeiro e investidores.
- Confiabilidade para atração de sócios, fusão ou venda, e abertura de capital.