Programa de Capacitação de Executivos – Segmento de Fabricantes , Distribuidores e Atacadistas  de Lubrificantes

Objetivo Geral: Capacitar executivos de alto nível para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades no mercado de lubrificantes no Brasil, promovendo a evolução estratégica, operacional e de gestão de suas organizações

Introdução

O programa de capacitação em governança corporativa objetiva o aprimoramento dos processos de gestão e de otimização empresarial de fabricantes , distribuidores e atacadistas de lubrificantes.

Com  formato flexível , adaptável as necessidades e ao momento e maturidade  da sua empresa,o Programa de Capacitação e Fortalecimento de Governança Corporativa e de Processos de Gestão cobre temas como:

 

Contexto

Descrição Geral

Público Alvo

Formato

Benefícios

Estrutura do Programa

  • Visão geral do mercado de lubrificantes no Brasil.
  • Segmentação: canais, produtos e regiões.
  • Análise de oportunidades e desafios por segmento.
  • Perspectivas de crescimento e tendências de mercado.
  • Diferenças entre distribuidores autorizados e atacadistas.
  • Desafios regulatórios e competitivos.
  • Estratégias para conquistar novos mercados e fidelizar clientes.
  • Estudos de caso de sucesso.
  • Gestão de empresas familiares e multissocietárias.
  • Estratégias de profissionalização.
  • Processos de sucessão estruturados.
  • Como manter a cultura organizacional e se adaptar às mudanças.
  • Princípios de governança corporativa.
  • Estruturação de conselhos e tomada de decisões eficazes.
  • Riscos e compliance no setor de lubrificantes.
  • Metodologias para planejamento estratégico.
  • Ferramentas de análise de mercado e concorrência.
  • Cenários futuros no mercado de lubrificantes e suas implicações para os distribuidores
  • Indicadores financeiros essenciais para distribuidores.
  • Controle de custos e otimização de margens.
  • Estratégias de financiamento e investimento.
  • Logística e cadeia de suprimentos no mercado de lubrificantes.
  • Redução de custos logísticos e melhoria de eficiência.
  • Tecnologias e inovações aplicadas ao supply chain.
  • Benchmarking em gestão de vendas.
  • O impacto da digitalização nas vendas e no marketing.
  • Estratégias para integrar vendas tradicionais e digitais.
  • Etapas para implementar mudanças estratégicas.
  • Como sair da zona de conforto e adotar inovações.
  • Criando uma cultura de melhoria contínua.

Valores agregados pelo programa para os fabricantes e distribuidores e atacadistas.

Instrutores/Orientadores

Sérgio Rebêlo

• Sócio-Diretor da FactorK, consultoria, com ênfase em estratégia, programas de internacionalização e fusões e aquisições. Alguns clientes: Petrobras; Vibra (BR Distribuidora); Ipiranga; Iconic; Cosan/Moove; Raizen /Shell; Lwart; Basf; Chevron; BP, Valvoline, SK, e outras. • Alguns trabalhos: Seleção de distribuidores de lubrificantes para empresas produtoras; Conversão e setup de distribuidores multimarcas e exclusivos a uma nova marca de lubrificantes; Apoio a distribuidores de lubrificantes – otimização logística; fusões e aquisições; Planejamento Estratégico para empresa internacional líder global no setor de lubrificantes e para produtor de óleos básicos rerrefinados; Alternativas de expansão de negócios internacionais para empresas de lubrificantes na América do Sul, Europa e Estados Unidos; Estudos de fusões e aquisições; Estudo do mercado de óleos básicos para suportar viabilidade de nova planta. • Administrador de Empresas pela EAESP-FGV, com MBA pela EAESP/FGV Brasil e OneMba -Kenan-Flagler Business School (Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill); EGADE (Tecnologico de Monterey/ Graduate School of Business Administration); Erasmus School of Business/ Rotterdam School of Management and The Chinese University of Hong Kong. Membro do Beta Gamma Sigma Society. • Palestrante em eventos nas áreas de óleos básicos e lubrificantes: ICIS PanAmerican; ICIS London; Lubgrax; AEA; Encontro com o Mercado – Lubes em Foco.Diretor Financeiro (Probono) do Museu de Arte Moderna de São Paulo entre 2019 e 2022. empresa líder no segmento de lubrificantes.

José Luiz Bichuetti

• Executivo e consultor de empresas em processos de crescimento, de gestão de mudanças e turnarounds. • CEO do Grupo Santa Catarina, Interclínicas, Sodexo e Coel; VP LA para o grupo inglês Compass, Diretor de Negócios para a Antares Acoplamentos. Sócio da Bichuetti Consultoria Empresarial; Diretor Geral da Arthur D. Little no Brasil e Argentina e Principal da Booz, Allen & Hamilton. • Viveu e trabalhou nos EUA, França, Itália, México e Argentina. • Assessora organizações na formulação de estratégias, estruturação de seus modelos de governança e processos de gestão, conselhos de administração, consultivos e de família, comitês executivos, comitês de apoio ao conselho, processos sucessórios. • Membro e presidente de conselhos consultivos e de administração. • Instrutor em cursos de governança, liderança e gestão de pessoas para o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, e outras entidades. • Eng. Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), MBA pela University of Hartford, USA e especialização em gestão pelo OPM-Owners/Presidents Management Program da Harvard Business School. • Autor dos livros “Governança, gestão e sucessão – passo a passo”. e “Gestão de pessoas não é com o RH”.